APCER
Problemas com pragas?
Telefone 808 201 985

Ratos e Ratazanas


Ratos e ratazanas

Ao contrário daquilo que se pensa, os ratos e ratazanas é o tipo de praga que se mantem presente durante o ano inteiro. Isto é, enquanto muitas outras pragas, como a praga das baratas, moscas ou aranhas têm meses de maior multiplicação e propagação, os ratos e ratazanas mantêm o seu número elevado durante todo o ano.

Ratos, ratazanas e outros roedores em geral fazem parte de um avassalador número de 40% de todos os mamíferos presentes no nosso planeta, ocupando todos os continentes a exceção de Antártida e a maior parte da Gronelândia. Como já referido acima, os roedores mantêm-se ativos durante o ano todo, inclusive nas regiões mais frias, e o seu número aumenta substancialmente durante os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Ou seja, é durante os meses de mais frio que devemos estar bem protegidos contra a praga dos ratos e ratazanas.

Relativamente às suas características, um rato doméstico vive em média durante 4 anos, pesa por volta de 20 gramas e, quanto à sua reprodução, consegue ter mais de dez crias numa ninhada. Já as ratazanas costumam pesar em média entre 400 e 600 gramas, no entanto, à semelhança do rato doméstico, têm uma duração de vida que varia de 3,5 a 4 anos, o que, felizmente, as coloca no fundo da lista dos roedores com maior esperança de vida.

Por natureza, ratos e ratazanas são herbívoros, ou seja, costumam comer sementes, frutos e vegetais que encontram nos campos ou florestas, no entanto, devido aos seus hábitos de intrusão, os mesmos adaptaram-se bem a todo o tipo de restos de comida dos humanos. Nos países em desenvolvimento, a praga dos roedores pode criar problemas graves com as quantidades de comida que devido, especialmente, a ratazanas pode ser consumida em grandes quantidades e criar situações de falta de comida e propagação de doenças.

No que toca as doenças, tanto ratos como ratazanas são portadores de várias bactérias que causam doenças como Leptospirose, Peste bubônica ou peste negra, Tifo murino ou febre murina, Febre da mordida do rato, Hantavírus, Sarnas e alergias.

Se se deparar com o problema de ratos ou ratazanas, a Companhia Europeia de Desinfeções tem uma ótima solução para si. Os nossos serviços de controlo de pragas – desratização, desbaratização, desinfestação - têm a garantia de qualidade e os melhores preços.

Tem um problema? Identifique-o aqui.

Seara.com