APCER
Problemas com pragas?
Telefone 808 201 985

Vespa Asiática


Tem sido notícia nos jornais, televisões e motivo de debate em universidades, cafés, escolas. Um pouco em todo o lado se fala desta praga. Mas afinal o que é a vespa asiática? A vespa Asiática é a maior vespa do mundo que tem a sua origem na Asia Oriental.

A grande vespa

Quando referimos ser de grandes dimensões falamos que no caso das rainhas podem atingir os 3.5 cm de comprimento enquanto as obreias têm cerca de 2.5cm. Em termos comparativos as vespas europeia têm sensivelmente metade do tamanho, com a vespa a medir cerca de 2 cm.

Como reconheço uma vespa asiática?
Aliado ao tamanho poderá reconhecer a vespa asiática, pela sua cabeça negra, pelo seu corpo castanho-escuro ou preto aveludado delimitado por uma pequena faixa amarela e um único segmento inteiramente amarelado (na vespa comum o final do corpo é composto por três ou quatro faixas amareladas).

A vespa asiática é perigosa?
Respire fundo, ao contrário da ideia alarmista que circula atualmente na opinião pública a vespa asiática é tão perigosa como a sua congénere europeia. Deverá obviamente tomar percussões, evitando espaços onde esta praga esteja presente para enviar ser atacado e contactar empresas especializadas para neutralizar este problema.

Porem este inseto voador não persegue instintivamente pessoas e animais domésticos, nem é portador de doenças nocivas a pessoas e animais. Os seus verdadeiros alvos são as abelhas e as suas colmeias, que sofrem cerco desta espécie de vespa acabando por morrer sobre ataque ou por falta de acesso a alimento.

Porem se é um produtor de mel ou explorador agrícola deve estar especialmente atento a esta praga, pois a presença desta praga pode representar danos financeiros avultados, por destruírem colonias de abelhas produtoras de mel, bem como provocando desequilíbrios na fauna e flora.

Como veio cá parar e quais são as zonas em Portugal afetadas por esta praga?
Tem sido detetada pela primeira vez na europa na França em 2005, as vespas asiáticas acabaram por alastrar o seu raio de ação para Espanha, tendo chegado a Portugal em 2011. Atá a presenta data as zonas onde foram detetados mais ninhos de vespas asiáticas foi no Minho e Douro do Pais.

Como posso eliminar as vespas asiáticas?
Até ao momento ainda não foi reconhecido nenhum método totalmente eficaz para eliminar totalmente a praga da vespa a Asiática território Europeu. A comunidade científica está a procura de soluções mais eficazes para resolução deste problema, e a Companhia Europeia de desinfeções acompanha a par e passo todas as novidades neste campo. Assim logo quê esteja disponível e testado para uso, um método 100% eficaz para a eliminação desta praga, a companhia Europeia enquanto empresa prestadora de serviços de controlo de pragas irá imediatamente incorporar esta solução no rol dos seus serviços.

Para já, e enquanto a comunidade científica desenvolve métodos mais eficazes de combate a esta praga, procedemos após a sua localização a destruição do ninho das vespas asiática, como forma de controlar esta praga e minimizar os seus impactos no ecossistema ao nível na fauna e flora em Portugal. Recomendamos igualmente a colocação armadilhas de atração e retenção de vespas bem como a cobertura das colmeias com rede de pesca.

Tem um problema? Identifique-o aqui.

Seara.com