APCER
Problemas com pragas?
Telefone 808 201 985

Percevejo


A praga que se vem alastrando

O percevejo foi considerado noutras épocas uma praga de menor importância sendo tão raros os casos de infestação que muitos profissionais de controlo de pragas nunca se tinha deparado com uma praga desta natureza. Porem nos últimos anos esta praga voltou em força infestando significativamente algumas zonas da América do Norte, Europa e Austrália.

A capacidade de reprodução e adaptação da praga dos percevejos ao ambiente tem sido de tal ordem que em algumas cidades atingiram proporções epidémicas. Os casos reportados são cada vez mais numerosos e foram encontrados focos de infestação em casas, hotéis, alojamentos estudantis e até mesmo no transporte público.

E desengane-se se pensa que esta praga só afeta locais pouco higienizados, lojas de renome mundial como a "Nike” e "Victória Secret” em Nova Iorque já tiveram que ser interditadas devido a presença do percevejo.

Chegou mesmo ao ponto que alguns municípios na América se viram obrigados a elaborar legislação para ajudar a lidar com o problema que agora está afetando centenas de milhares de pessoas.

Porque devemos ter muito cuidado com o percevejo?
Não se trata apenas das desagradáveis picadas, uma vez instalado o percevejo reproduz-se com velocidade espantosa e é dificílimo de ser eliminado. Resistente a grande parte dos inseticidas, os percevejos ou "bed bugs”, como são chamos na américa, são o desafio do momento para os profissionais de controlo de pragas.

Nos casos mais graves para resolver o problemas as pessoas afetadas por esta praga são obrigadas a desfazer-se de vários objetos que tem nas suas casas (móveis, roupas, livros) para que seja possível efetuar um controlo eficaz desta praga.

Por isso, se tem sentido picadas em número anormal durante a noite, especialmente na zona da cabeça e costas, entre em contacto imediato com a Companhia Europeia de Desinfeções para resolver a praga do percevejo. Não deixe que esta praga se instale definitivamente em sua casa e lhe provoque danos avultados devido a infestação nos colchões e na mobília de quarto. Evite a comichão e picadas que podem chegar a 10.000 em apenas 120 dias no caso de a praga não ser combatida.

Desconfia da presença deste inseto, tem medo que este esteja hospedado nas suas roupas ou suas malas de viagem? Para além do serviço regular de desinfeções da habitação e espaços comerciais, iremos em greve possuir um sistema de desinfestação de malas de viagem. Contacte e veja as soluções que temos para si.

Vai viajar, tome precauções contra o percevejo!

A praga do percevejo é uma das pragas mais difíceis de eliminar e que entrou definitivamente nas preocupações do viajante (se ainda não entrou, deveria ter entrado). Não são raros os casos de viajantes que acordam com picadas, depois de uma noite em quarto de hotel, e que no momento em que reportam a situação ao hotel em vez ressarcidos são convidados a abandonar as instalações de imediato. (Como se não fosse suficientemente mau, acordar picado e com comichões que parecem não ter fim).

Podem ler-se desabafos deste género, em blogues de viagens, que reportam episódios assim após visitas a cidades como Nova-York, Beunos Aires, Santigo, etc. A reação dos profissionais de hotelaria, pode parecer chocante mas acredite não é totalmente infundada. O grande receio destes profissionais é que essas pessoas tenham trazido consigo o inseto na mala ou nas suas roupas, para dentro do hotel.

No caso dos turista a situação é igualmente indesejada pois podem legitimamente desconfiar que entraram em contacto com esta praga no hotel assim se vai viajar tenha em mente algumas das seguintes ideias:

Tente saber mais sobre o hotel onde vai pernoitar.
A presença de percevejos (bed bugs) tem sido explorada intensivamente em sites como o TripAdvisor, pelo que pode encontrar referências deste problema em sites desta natureza. Pode ainda verificar o nome do hotel onde vai pernoitar no Bed Bug Registry, um site que copila as reclamações sobre estabelecimentos nos Estados Unidos e no Canadá.

Frequentar locais de com cuidado reconhecidos com a higiene ajuda, mas não é garantia
Obviamente um hotel limpo tem menos hipóteses de estar infestado de percevejos. Mas mesmo estes não são imunes a praga. Hotéis como o Waldorf Astoria de Nova York, um dos hotéis mais emblemáticos e de reconhecida qualidade e luxo já teve problemas com percevejos.

Inspecione o quarto antes desfazer a sua mala de viagem.
Levante o lençol, arraste a cama, cheque os cantinhos da estrutura da cama e a parte de trás da cabeceira. Cheque as pequenas reentrâncias do colchão. Existem vários tutoriais no youtube que ensinam como fazer uma vistoria completa.

Verifique a sua mala com cuidado no momento da partida e evite sempre apoiá-la sobre a cama.

Neste caso, se você for picado, pelo menos não levará o inseto consigo. O local mais seguro para deixar as malas por norma são as casas de banho pelo que se possível deverá deixar lá as suas malas.

Detetou picadas e comichões lave de imediato.
Se notar picadas ao sair de um hotel, aconselhamos a lavar toda a sua roupa em uma lavandaria pública antes de entrar em casa. Os percevejos não resistem ao calor dos processos de secagem.

Tem um problema? Identifique-o aqui.

Seara.com